quinta-feira, 17 de maio de 2007

Super palestras GP


Ontem à noite fui com o Cézar, coordenador de criação da Len, a um duo de palestras promovido pelo Grupo de Planejamento - Sapo de Dentro, Sapo de Fora... um planejador e outro não. O primeiro plá foi de Marcelo Coutinho, diretor do Ibope Inteligência, e o segundo de David Laloum, diretor de planejamento da Y&R.
Os caras deram show. Grata surpresa, não levaram cases - também adoro ouvir boas histórias, mas fato que são onipresentes nestes eventos -, mas sim questionamentos e reflexões da era em que vivemos. Marcelo e David levaram perguntas e não respostas, tendências e não verdades, propostas e não soluções.
Num paralelo com a perda da hegemonia de séculos da Igreja após a invenção da prensa, o diretor do Ibope destacou o momento atual. Por anos todos os recursos para a "propaganda" (termo cunhado pela própria Igreja!) e consequente construção das marcas foram monopolizados pelos grandes anunciantes... Com a revolução da Internet, um imenso número de novas marcas passa a ter acesso a meios de divulgação, os veículos de massa perdem força e o monopólio do discurso é quebrado - consumidores, inclusive, têm voz ativa! Vide blogs, comunidades no orkut e my space entre outras manifestações.
Serão frequência e alcance ainda os principais indicadores de nossas estratégias? Qual é o caminho diante destas transformações e quais são os novos papéis de cada integrante do nosso mercado? Uma nova ordem está por vir... até lá...

A continuar!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei Patrícia ! Acompanho o blog via RSS diariamente e tenho gostado muito mesmo do que você tem escrito. Muito legal. Mas me explica uma coisa: cadê o digg ali na barrinha do lado? Se existe algo que mostra com clareza inegável o poder da "nova" internet [ou web 2.0, como queiram] é o digg. Tá na Forbes, Der Spiegel, Focus ... Essa transposição "proto-democrática" do controle de publicação [não deixa de ser uma variante do poder clássico] propiciada por novos sistemas sociais com certeza vai redefinir os padrões como as notícias [e pode colocar aí as ações de marketing "de guerrilha ou viral" {me desculpe imprecisões do marketês}] chegam aos leitores/usuários. Viva o digg :P

Quem?! disse...

Lucas que bom que tem curtido o blog... andei um tanto fora do ritmo, mas já estou retomando, rs!
Sobre as sugestões e observações... que vergonha! I'll digg in tonight!