quinta-feira, 17 de maio de 2007

Mais palestras GP


Mais sobre o evento do GP ontem... David Laloum é, definitivamente, o francês mais interessante e divertido que conheci - só tive contato com mais seis ou sete, but still... Diretor de planejamento da Young, começou a palestra tímido, cresceu e se soltou na mesma velocidade com que suas idéias e sotaque peculiar envolveram os participantes.
Num mundo de aceleração, digitalização e virtualização marcando a evolução (nada a ver com a campanha do ão!), a tecnologia embala tendências e contra-tendências, abre possibilidades e nos divide no que David chama de First Life e Second Life. Viver e equilibrar o real e o virtual passa a ser um grande desafio, basta olhar ao redor para ver exemplos diversos do que ele chama de esquizofrenia gerada por esta vida dupla.
Os sintomas da esquizofrenia manifestam-se de formas específicas em cada um... pessoas compram produtos manufaturados por crianças do quinto mundo e fazem doações para o Instituto Airton Senna; navegam em sites pornô no trabalho e em casa trabalham e acompanham a bloomberg; revoltam-se com a falsificação de suas bolsas e ouvem CDs piratas.
Hipermodernidade, excesso, tudo, muito. Pára tudo que eu quero descer!
No mesmo ritmo, as primeiras marcas entram nas tendências pró e contra tecnologia, e David elenca os principais pilares das estratégias modernas - slow (walk, don't run!), simplicidade (sense and simplicity), mitos (moda, cinema), religião (apple é apenas marca?), consciência (eu e o outro), filantropia (purgatório das empresas - adorei esta, a única chance de se redimir!), verdade (resposta à neura) e sensibilidade (reação ao mundo digital).
Pense, pense, pense.
E pra finalizar, diante do convívio diário entre sua first e sua second lives, lembre-se sempre: um só mundo, uma só pessoa.

Nenhum comentário: